Bem-vindo a uma paixão!

Você está diante do primeiro e único blog sobre a
História de Porto Walter, pensado e organizado por um historiador portuwaltense.
Para tornar-se co-autor, deixe seu comentário ou envie um e-mail para: franciney.czs@gmail.com


segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Porto Walter na mídia

Estrada para ligar Porto Walter a Cruzeiro será mais um desafio da gestão de Neuzari

Antes de embarcar para Rio Branco na última quarta-feira, 23, o prefeito de Porto Walter, Neuzari Pinheiro, PT, afirmou que um dos grandes desafios nos dois últimos anos de sua gestão é a ligação do município com a cidade de Cruzeiro do Sul através de estrada. Atualmente só é possível chegar a Porto Walter pelo rio Juruá ou em pequenos aviões. O prefeito espera o apoio do Governo do Estado para iniciar o projeto e tornar realidade um sonho da população de poder vir a Cruzeiro do Sul para fazer seus negócios por via terrestre.

Com uma população estimada em pouco mais de 13 mil habitantes, o município de Porto Walter enfrenta sérios problemas de abastecimento devido às dificuldades de acesso à cidade de Cruzeiro do Sul de onde recebe grande parte dos produtos industrializados que são importados de outras regiões. Principalmente no período de verão, quando não é possível a navegação de embarcações de porte médio, a chegada de mercadorias se torna dispendiosa e com isso o custo de vida passa a ser um dos mais altos do país.

Com a finalidade de favorecer não apenas o setor comercial, como também todos os moradores do município que precisam tratar de negócios em Cruzeiro do Sul, o prefeito Neuzari Pinheiro garante que a abertura da estrada será prioridade a partir deste ano. O trecho entre as duas cidades tem uma extensão de 125 quilometros. Entretanto, maior parte já está construída, sendo que, 45 quilometros que ligam Cruzeiro a Rodrigues Alves já estão asfaltados e já existem mais 35 quilometros de ramal, de Rodrigues Alves até a comunidade da Foz do Paraná dos Mouras. Sendo assim, faltam apenas 50 quilemtros para a conclusão da estrada que vai fazer a integração entre os três municípios.

“Esse é nosso principal objetivo desse ano. Iniciar o acesso de Porto Walter a Cruzeiro do Sul. Porque não podemos mais viver como nos anos anteriores que quando chegaram os meses de junho, junho e agosto, ficamos sem puder transportar nada de Cruzeiro do Sul. Para se ter uma idéia, no ano passado levamos quinze dias para transportar 230 sacas de cimento. Isso não dá mais para aceitar” – afirmou Neuzari.

O prefeito garante que vai contar com o apoio do Governo do Estado para a abertura da estrada. O assunto, inclusive, já foi discutido com o governador Tião Viana, e com o vice, César Messias. “Tenho certeza que o governador Tião Viana vai dá oportunidade para os pequenos. Principalmente para os municípios mais carentes como Porto Walter, Jordão, Santa Rosa e Thaumaturgo que são de difícil acesso. E a estrada será a nossa principal reivindicação ao governador que tenho consciência que vai nos ajudar na realização desse sonho do povo de nosso município” – declarou Neuzari.

Fonte: http://www.vozdonorte.com.br/

Um comentário:

thali* disse...

Oi, se você também é um defensor do nosso estado "ACRE" siga também este blogger-autor: Daniel Leal- onde ele irá expor a verdade, doa em quem doer. http://recadoleal.blogspot.com/ Até mais! =D